domingo, 1 de maio de 2011

1º de maio - Dia de São José Operário


José é uma figura do Novo Testamento, que surge como descendente da estirpe de David. Apesar das suas origens reais, exerceu sempre o humilde ofício de carpinteiro.
José não é apenas o Pai de Jesus, mas também o esposo escolhido para a Virgem Maria. Uma vez pai, ensinou ao seu filho a humilde profissão (carpinteiro), por este motivo, é patrono dos ofícios e dos Trabalhadores, data celebrada dia 1 de Maio.
Dia 19 de Março celebra-se o dia do Pai, dia atribuído à morte do Pai humilde e devoto.
A devoção a São José dá-se com o seu grande defensor Sisto IV, tendo ultrapassado vários séculos e chegando aos nossos dias, estando cada vez mais enraizada na nossa cultura.
Tudo indica que o culto a São José foi desencadeado nas comunidades cristãs do Egipto.
No Ocidente, os membros de uma ordem mendicante do século XIV, os servitas, que começaram a festejar o dia da morte do santo a 19 de Março.
O Papa Sisto IV foi um dos grandes defensores do culto, que se prolongou ao longo de séculos, e em 1870, São José foi declarado patrono da Igreja Universal, por Pio IX, sendo posteriormente, em 1955 instituída a festa em que São José é homenageado como São José Operário – dia 1º de Maio.

Nenhum comentário: